Casa de ferreiro, espeto…molhado (oi!?)

Casa de ferreiro, espeto…molhado (oi!?)

Uma das interpretações mais aceitas desse famoso ditado popular é a de que não utilizamos nossas principais habilidades a nosso favor. Alguns ainda acreditam que sua ideia original foi distorcida.

Nessa versão o ferreiro propositalmente não faria espetos de ferro porque com sua experiência aprendeu que a fabricação com madeira não queimaria suas mãos. Já a minha versão, embora não tão engenhosa, é definitivamente muito mais engraçada e emocionante.

Como o título sugere, hoje contarei sobre uma reforma no meu apartamento, mais especificamente, de um incidente hidráulico. Faziam aproximadamente 6 meses que eu havia casado, e estávamos “arrumando nosso ninho”. Depois de uma série de mudanças incluindo piso e um extenso trabalho de marcenaria, faltava um simples toque final: instalação de uma porta. 

Importante lembrar aqui que todos meus fornecedores trabalham comigo há pelo menos 5 anos. Isso não é por acaso. O número de obras nesse tempo de colaboração com um grupo coeso de fornecedores permite a construção de laços de confiança. Para as pessoas que já se viram algum dia no meio (do caos) de uma reforma, fica bastante intuitivo entender a importância desses laços. Uma nova “linguagem” se estabelece e possibilita uma extrema eficácia nos curtos prazos previstos. Até o dia em que …não nos entendemos. 

Neste dia fatídico, uma véspera de carnaval, saí rapidamente para ir a uma reunião, deixando em casa meu marido com as seguintes palavras: “fica tranquilo que hoje só vão instalar a porta. Coisa rápida, não se preocupe! Daqui a pouco volto!” No dia seguinte iríamos viajar para fora do país, então ele só balançou a cabeça, concordando, e me lembrou que ainda teríamos que arrumar as malas. Aproximadamente 1 hora após essa conversa, toda essa tranquilidade do meu discurso foi por água abaixo, literalmente! Após uns 2 minutos de barulho da furadeira, meu marido escutou alguns murmúrios que incluíam uma das mais indesejadas palavras a ser escutada em uma obra: água! Sim, um cano havia sido perfurado, mas este era só o começo do caos. Enquanto o marceneiro segurava a água tapando o buraco com o dedo, meu marido ligava insistentemente para meu celular. A bateria havia acabado, mas após uns 15 minutos, minha reunião havia terminado. Ao conectar o celular no carro, para minha surpresa, umas 30 ligações haviam sido feitas pelo meu marido. Quando escutei sua voz ao retornar as ligações, o tom já estava bem pesado. 

Eles já haviam desligado todos os registros do apartamento, incluindo o registro geral, e nenhum cessou a saída de água pelo buraco. Ele nunca havia experienciado nada como aquilo. Tentando passar tranquilidade, eu disse exatamente isto: “(…)estou ligando agora para o encanador que está trabalhando comigo em outra obra e ele estará a caminho. Essa é a notícia boa. Mas tenho uma notícia ruim…a gasolina do carro está acabando e eu estou parada em um viaduto. Me deseje sorte!” Bom, eu não posso descrever aqui exatamente todas as palavras que ele falou, mas ele acabou me desejando boa sorte. Estava desesperado, não fazia a mínima ideia do que ele tinha que fazer. Por ser biólogo, digamos que canos nunca tinham sido uma preocupação para ele. Mas a partir desse dia, basta escutar uma furadeira e ele já está pensando aonde ficam as lojas de material de construção mais próximas. Mas a pior parte ainda está por vir. Quando consegui chegar em um posto de gasolina, o frentista me alertou que em função das fortes chuvas a bomba de gasolina não tinha energia para bombear. Enquanto isso, o encanador chegou e começou a avaliar a situação. Neste momento, o registro geral do prédio havia sido desligado. O encanador abriu um buraco na parede e descobriu que o cano perfurado era o da coluna central do prédio, responsável pela distribuição da água em todos os andares. No meio tempo, acabei encontrando um posto onde pude abastecer o carro e retornar para meu apartamento.

Chegando lá, sai desesperadamente com meu marido atrás de uma luva de correr de 100 mm (veja o vídeo abaixo e aprenda o que fazer caso isso aconteça com você um dia!

Sim, nessa hora precisamos ser o mais específico possível, vocês já entenderão o porquê disso. Nas lojas que paramos, recebemos a informação que estas luvas maiores só estariam disponíveis na distribuidora principal. Corremos para chegar lá antes do fechamento, afinal de contas o prédio não poderia ficar sem água por muito tempo. Conseguimos chegar a tempo, e compramos a única luva de correr disponível para aquela medida de cano. Quando chegamos no apartamento o encanador disse que havia um detalhe importante que não havíamos considerado: a luva precisava ter um anel de vedação. Lembram de tudo que eu falei anteriormente sobre a confiança. Bem, nestes momentos de estresse extremo, toda aquela comunicação especial desaparece. Só pra deixar a situação um pouco “melhor”, enquanto saímos correndo para buscar a luva de correr correta, em uma loja que ficava aproximadamente 30 minutos de distância, uma chuva torrencial se inicia, e rapidamente alaga algumas ruas. O trânsito pára completamente em alguns trechos. Ligamos para a loja e explicamos o nosso caso. Conseguimos chegar alguns poucos minutos antes do fechamento. Encontramos o vendedor com um certo sorriso no rosto, talvez imaginando o que levaria duas pessoas a parecerem tão desesperadas atrás de uma luva de correr, e enfatizando: com anel de vedação, certo? Enquanto estavamos no carro retornando para o apartamento com uma sensação inexplicável de vitória, recebemos a ligação final do encanador. Ele nos avisa que o zelador inadvertidamente e, muito provavelmente, por pressão de outros moradores, ligou o registro do prédio. O apartamento inundou. 

 

Quando chegamos, a cena se inicia com a água escorrendo pela escada, o assoalho de madeira já estufado,  e conforme subíamos as escadas, víamos o carpete de madeira recém instalado totalmente encharcado (o encanador mais tarde relatou que a água chegou a subir mais que 1 centímetro). Compondo ainda a cena estavam sofás e cadeiras erguidas sobre outros móveis, e o zelador e faxineiro correndo em completo desespero com dezenas de panos molhados, baldes e rodos. Por um instante, tudo se paralisa com meu grito: “quem foi o I-DI-O-T-A  que abriu  o registro!?” Inteligência emocional nessa hora também vai por água abaixo!

 

Por fim, boa parte da água já havia sido retirada. A luva foi instalada. Arrumamos as malas para viajar durante a madrugada. Meu marido passou boa parte da noite indo olhar a parede do reparo, queria ter certeza que não havia mais água. Durante a viagem no outro dia refleti sobre os inúmeros motivos que poderiam ter ocasionado esta várias falhas na comunicação. Mas como o ditado do ferreiro sugere, muito provavelmente a negligência maior, nesse caso, se deve ao fato da reforma ter sido na minha residência. Mas outra moral muito importante desse ocorrido foi de que alguns contextos nos fazem de alguma forma relaxar nossa atenção a alguns procedimentos fundamentais. Lição aprendida!

5 Comentários
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