Belga Corner

ARQUITETURA:

Inovando Arquitetura

 

FOTOS:

Ingrid Zarza

130m²

ÁREA

itaim bibi

BAIRRO

Definitivamente, as bagagens e experiências de vida dos clientes compõem um fator relevante em qualquer projeto da INOVANDO. Particularmente no projeto Belga Corner, esse aspecto apresentou uma outra dimensão. Tratava-se de um casal belga com o sonho de abrir um restaurante típico de seu país nativo em São Paulo.

Atraídos pela localização, acharam que uma casa abandonada poderia ser perfeita para um novo restaurante. Por ser um imóvel que se encontrava em uma situação bastante precária, nos envolvemos no projeto desde o alvará da prefeitura até a decoração final. 

O processo de revitalização do imóvel e adaptação de uma casa originalmente residencial para uma casa comercial foi intenso. Estruturas metálicas reforçaram a casa e permitiram a derrubada de paredes para ampliação e integração do espaço. Outra questão foi a carga elétrica. Embora ideal para uso residencial, necessitava uma readequação para uso de equipamentos de um restaurante, sendo solicitada a mudança de carga para a prefeitura.

Desenvolvemos o conceito de um restaurante que misturava o tradicional com o contemporâneo. As inspirações de restaurantes belgas se manifestam desde a parede de tijolos aparente até as esquadrias das janelas, passando também por todo mobiliário. 

Com exceção das cadeiras e mesas dispostas na parte externa do restaurante, trazidas diretamente da Bélgica, e as cadeiras internas escolares, cujas alturas foram adaptadas para a mesa de refeição, todos os outros móveis foram desenhados especialmente para o restaurante

Mesas com pé de ferro e tampos de madeira rústica representam outra composição com inspiração belga. Já a atmosfera industrial, com inspiração em New York, se expressa desde as estantes e detalhes no bar metálicos até a iluminação com tubulações expostas.  

O projeto também envolveu todo o layout da cozinha e do salão, e teve muita atenção em todos os detalhes. 

Para a fachada do restaurante, estudamos e solicitamos um tom especial de azul que não estava dentro do catálogo da empresa de tintas. Esse tom compôs toda a linguagem também para a parte interna do restaurante. 

Todo processo com os clientes foi tão completo e intenso que no final até experimentamos os pratos para aprovar o cardápio!