Maison Champs Élysées

ARQUITETURA:

Inovando Arquitetura

 

FOTOS:

Gisele Rampazzo

115 m²

ÁREA

alto da boa vista

BAIRRO

Em um de seus ensaios sobre arquitetura, John Ruskin (1819-1900), importante escritor, filósofo e crítico de arte da era Vitoriana, recomendou que as construções façam duas coisas: nos abriguem e, sobretudo, falem conosco sobre o que achamos importante e precisamos ser lembrados. No projeto Maison Champs Élysées procuramos seguir a risca essa sugestão!

Após os filhos saírem de casa, os clientes sentiram a necessidade de redistribuir o layout e readequar o design de todo apartamento. Embora essa mudança de fase em suas vidas, como todo momento de transitoriedade e readaptação, seja o fator responsável por desencadear a reforma; a ‘história contada’ é outro componente relevante desse projeto. As memórias afetivas estão por toda parte: no piso de taco original do condomínio (um verdadeiro tesouro do design, com 48 anos de existência), nas mesas e cadeiras herdadas de outras gerações da família. Além de dar voz a esses elementos, como apregoado por Ruskin, buscamos criar uma atmosfera de diálogo entre eles e os componentes modernos

Na sala, por exemplo, o novo e o antigo conversam principalmente por meio dos elementos naturais. Os tacos com paginação em espinha de peixe dialogam tanto com o porcelanato que reveste a parede, quanto com a rack ripada que desenhamos especialmente para este ambiente. O porcelanato, que reproduz um mármore marrom imperial, também tem um papel importante ao trazer uma atmosfera clássica.

 

ampliação da sala com a derrubada de uma das paredes e a abertura do banheiro de serviços (até então utilizado como depósito), o transformando em um lavabo, foram as alterações de layout pensadas sob a ótica da funcionalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O apreço da cliente por cozinhar para familiares e amigos fez da cozinha outro ambiente de destaque no projeto. Além do amplo espaço nos armários, através da marcenaria sob medida, projetamos duas tábuas de madeira que se encaixam perfeitamente na bancada. Trata-se de uma solução simples para aumentar a área de trabalho e facilitar a preparação de pizzas, uma das especialidades da nossa cliente (que tivemos o privilégio de provar…hummm, fantástica!).

 

Outra solução de destaque na cozinha foi a adição de uma porta de correr, projetada para integração com a sala. Usamos o vidro fosco não apenas para possibilitar a passagem de luz, como para garantir alguma privacidade para esta área.

 

 

 

 

 

 

 

Nos quartos, as principais modificações se centraram na redistribuição dos espaços. A parede que dividia o quarto do filho com o do casal de clientes foi derrubada, permitindo a sua ampliação. Já o quarto da filha foi transformado em um quarto de hóspedes/escritório.

 

Olhando as fotos do projeto Maison Champs Élysées não há dúvidas que cada cantinho nos lembra de algo único e especial. Entre em contato agora mesmo e nos dê o privilégio de contar a sua história!