Vantagens de se contratar um arquiteto (Parte 1)

Vantagens de se contratar um arquiteto (Parte 1)

Não há dúvidas que construções e reformas representam um dos assuntos mais temidos por boa parte da população mundial. É com isso em mente que iniciamos uma série de publicações em que buscamos trazer de forma leve, descontraída, e, acima de tudo, informativa, os inúmeros e valiosos benefícios de se ter um profissional da arquitetura ao seu lado ao longo de todos esses processos. Tenham uma boa leitura!



Em um corredor escuro, o som dos passos sobre estilhaços de parede é bruscamente interrompido por um ruído estridente. À medida que mais passos são dados, a tensão cresce com o som que se aproxima. Das paredes despedaçadas é possível observar encanamentos expostos, enquanto tubos desprendidos do teto e próximos ao chão apontam para nossa direção como se estivessem efetivamente tentando nos derrubar. Os poucos raios de luz que invadem o ambiente evidenciam o leve movimento de milhares de partículas de poeira, em uma espécie de dança que parece elevar ainda mais a sensação de mal-estar. Sim, este cenário poderia ter sido extraído de alguma narrativa de terror de Stephen King, mas, na verdade, representa apenas uma típica reforma de um apartamento.

Precisamos concordar que, para uma grande parte da população, reformas ou construções, sejam de imóveis residenciais ou comerciais, podem ser consideradas um dos momentos mais aterrorizantes da vida. Afinal de contas, estamos lidando com um processo que pode movimentar uma série de questões um tanto delicadas.

Da mesma forma que em outros eventos marcantes, como uma festa de casamento ou o nascimento de um filho, os imprevistos ao longo do caminho podem gerar uma dose nada agradável de ansiedade e, consequentemente, estresse. Mesmo as pessoas que apresentam uma inteligência emocional acima da média, podem ter sua energia, assim como seu tempo e dinheiro, drenados descontroladamente.

A boa notícia é que já existe uma solução simples e fantástica para estas questões: contratar um arquiteto! Esse é o único profissional que possui a formação acadêmica mais abrangente e adequada para atender todas as necessidades e desejos de quem quer, do modo mais tranquilo e agradável possível, ‘concretizar’ seu projeto arquitetônico (juro que eu me esforcei ao máximo para não usar esse péssimo trocadilho 😁).

Abaixo segue uma lista dos principais benefícios de contratar este profissional.

#1. EXCELÊNCIA NO DESIGN

Por design, nos referimos a concepção e execução de fachadas, cortes longitudinais e verticais, assim como a distribuição dos espaços, quantidades e dimensões de portas e janelas, soluções hidráulicas e elétricas, seleção de materiais e acabamentos e, por fim (ufa!), os detalhamentos de forro e paginação de pisos e paredes. 

 

A constatação é unânime: imóveis (casas, apartamentos, lojas e/ou escritórios) com designs pensados influenciam significativamente o bem-estar de quem frequenta seus espaços. Bons designs elevam a qualidade de vida dos seus moradores, o que, no caso de lojas e escritórios, se reverte em um aumento no número de clientes e na produtividade dos funcionários, respectivamente. 

 

Outro aspecto pouco enfatizado, mas definitivamente não menos importante: bons designs elevam o valor de revenda dos imóveis em curto, médio e longo prazo. Este fato é frequentemente testado em uma série de estudos ao redor do mundo. Discutiremos esta afirmação com mais profundidade em outro post intitulado: POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO PODE SER UM DE SEUS MELHORES INVESTIMENTOS?

 

E agora, diga você mesmo: quais sentimentos e sensações são despertados por estas imagens de alguns dos nossos projetos.

#2. ENCONTRE SEU VERDADEIRO ESTILO

Clássico, Rococó, Neoclássico, Art Nouveau, Moderno, Minimalista, Rústico, Vintage, Contemporâneo são apenas alguns exemplos dos estilos arquitetônicos existentes. Buscar compreender, dentro desta vasta gama de opções, qual deles melhor se comunica tanto com sua personalidade quanto com seu estilo de vida, pode ser uma tarefa bastante difícil. Uma forma de entender a dimensão desse desafio seria traçando um paralelo com a culinária, salvo as devidas proporções (afinal de contas, definitivamente não queremos estar na lista negra tanto de profissionais envolvidos com a reforma/construção das nossas residências quanto com os que cozinham nossas refeições). Mas acredito que todos concordariam que a sensação reconfortante de um prato de massas em um dia frio e chuvoso pode ser parecida com o que se sente, nesse mesmo dia, ao entrarmos em uma confortável casa em estilo rústico. Ou como a alegria de comermos nossa sobremesa favorita nos faz lembrar da sensação despertada por uma sala de jogos ou uma piscina .

Mas acredito que todos concordariam que a sensação reconfortante de um prato de massas em um dia frio e chuvoso pode ser parecida com o que se sente, nesse mesmo dia, ao entrarmos em uma confortável casa em estilo rústico.

Adaptado de: Pinterest/2022

Ou como a alegria de comermos nossa sobremesa favorita nos faz lembrar da sensação despertada por uma sala de jogos ou uma piscina .

Adaptado de: Pinterest/2022

Outra semelhança entre estes dois universos de estilos está na forte influência que alguns deles exercem ao longo de centenas de anos e por um vasto território. Assim, se estivéssemos vivendo na Grécia há mais de 2000 anos atrás, não haveria nenhuma dificuldade na escolha arquitetônica. O estilo predominante da época, denominado Clássico, reinou absoluto por centenas de anos no ocidente, sendo encontrado vestígios de sua influência até mesmo na China, durante o reinado do imperador Kangxi (século 18). Da mesma forma, se estivéssemos vivendo na Europa na metade do século 17, as influências da culinária francesa já se estabeleciam em cortes e cidades de todo o continente. 

Nos dias de hoje, mesmo não se vendo com tanta frequência construções estritamente ‘Clássicas’ (como as marcantes fachadas com pórticos) ou uma culinária rigorosamente francesa, seus elementos sofrem constantes releituras e se mesclam com os mais variados estilos atuais. O que nos leva a algumas interessantes reflexões:  Qual seria o segredo do sucesso mundial e atemporal desses estilos de arquitetura e culinária desenvolvidos há muitos anos atrás? Hoje em dia, dentro do contexto mais eclético em que vivemos, como entender qual estilo se ‘encaixa’ melhor com você?

Podemos dizer que no caso da arquitetura, a resposta mais elaborada a estas perguntas poderia vir de um campo promissor de pesquisa chamado neuroarquitetura (que entraremos em mais detalhes em um futuro post). Em uma resposta mais objetiva e direta, a forma encontrada por arquitetos experientes foi a de desenvolver um detalhado questionário. Na Inovando, ao longo dos mais de 15 anos de experiência, existe uma dedicação em aprimorar este processo de interpretação do estilo por entender que ele é um dos pilares de um projeto bem sucedido. Dessa forma, desenvolvendo um processo menos intuitivo, mais empírico, e ao mesmo tempo prático e eficiente, conseguimos criar ambientes que sensibilizam nossos clientes, seja pela sua estética, funcionalidade, ou pelo modo como evocam sentimentos e emoções que ressoam positivamente com seu repertório de experiências

Confira nossa metodologia e entenda seus inúmeros benefícios!

#3. PLANEJAMENTO É TUDO!

Assim como todo grande evento, uma boa dose de planejamento é fundamental para o desfecho esperado. A fórmula encontrada pela Inovando é bem objetiva: quanto mais informações acuradas tivermos de antemão para idealização do projeto, mais bem sucedida será a sua execução e conclusão. E aí você pode perguntar: o que vocês querem dizer com ‘informações’ e o que consideram ser ‘bem sucedido’? As ‘informações’ englobam todos dados coletados nas etapas de levantamento, estudo preliminar e anteprojeto. Explicando brevemente, no levantamento de uma construção, por exemplo, inicia-se a descrição do local com um estudo de topografia; em reformas, é nessa etapa que é realizado um layout em planta baixa, ou seja, desenha-se uma representação gráfica com 2 dimensões que apresenta a disposição das peças de mobiliário.

Layout em planta baixa de um projeto recente da Inovando.

Ainda no levantamento para uma reforma, busca-se entender a infra-estrutura atual e o mobiliário já existente. Além disso, é nesse processo inicial que é pesquisado o estilo e hábitos dos clientes (como mencionado anteriormente). Já nos estudos preliminares, a intimidadora tela em branco inicial começa a receber as primeiras ‘pinceladas’. Assim como um estudo de matizes e tons para pintura de um quadro, imagens de referências e estudos de materiais, planta baixa e layout começam a enriquecer a definição do conceito do projeto e levam a sua concretização virtual em 3 dimensões.

No anteprojeto, em uma fase já mais avançada, após uma série de reuniões e revisões, o projeto 3D adquire uma forma ainda mais realista por meio de um processo denominado renderização. Luzes, sombras, texturas, objetos decorativos e até vegetação fazem parte da composição dessas imagens e vídeos que a pouco tempo eram de acesso restrito a apenas alguns estúdios de cinema. Agora fazendo parte da rotina dos profissionais de arquitetura e design de interiores, essa ferramenta permite trazer uma segurança adicional de que a idealização se tornará realidade em breve.

Renderização 3D de um projeto recentemente desenvolvido pela Inovando.

Embora a interface de modelagem 3D, assim como o projeto arquitetônico pré-executivo 2D (com plantas, cortes e elevações) seja mais amigável aos olhos dos clientes, a verdade é que sua tradução em extensas e, um tanto intimidadoras, planilhas é que viabilizarão outros 2 passos essenciais ao planejamento: cronograma da obra e custos estimados. Agora sim, com todas estas etapas prévias em mente, podemos nos voltar ao ‘bem sucedido’. Neste ponto já deve ter ficado claro o quanto a compilação adequada de informações em cada camada da elaboração do projeto afetará significativamente o quanto ele irá aderir ao orçamento e ao cronograma previamente estabelecido. Ou seja, não podemos esquecer, principalmente em um processo complexo como o de uma construção ou reforma, que “Tempo é dinheiro” – na verdade, poderíamos até imaginar que Benjamin Franklin, autor deste famoso provérbio, estivesse com uma construção ou reforma em andamento quando proferiu esta frase pela primeira vez.  




2 Comentários
israel night club - נערות ליווי בראשון לציון vip
24/11/2022 20:22

The next time I read a blog, I hope that it doesnt fail me just as much as this one. I mean, Yes, it was my choice to read through, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of complaining about something that you could possibly fix if you werent too busy searching for attention.

נערות ליווי בצפון
19/04/2023 16:13

Can I simply say what a relief to uncover somebody that truly understands what they are discussing over the internet. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people must look at this and understand this side of your story. I was surprised that you are not more popular given that you most certainly have the gift.

Deixe uma resposta